\o/ DECAMPEAO

INTERKART

Campeonatos de Kart

Regulamento

1 - SOBRE O CAMPEONATO

1.1 - Os 320km do Interkart 2018 serão realizados no dia 24 de novembro de 2018, no Kartódromo Internacional Beto Carrero, situado na cidade da Penha - Santa Catarina.

1.2 - A prova terá 06 horas de duração, mais três voltas. Haverá troféus individuais para as os integrantes das melhores equipes, medalhas para TODOS que participarem, ambulância no local, cronometragem terceirizada com resultados volta-à-volta ("live-timing") e os karts terão motorização 13hp.

2 - Quem pode participar

2.1 - Pode participar qualquer pessoa com 13 anos ou mais, apto a atividades físicas. Não é necessário possuir kart próprio nem nenhum equipamento, pois tudo é fornecido no kartódromo no dia da corrida.

2 - Inscrições

2.1 - O campeonato será disputado por equipes de 02 a 08 integrantes.

2.2 - Todos os integrantes da equipe devem realizar o cadastro pessoal no endereco www.interkart.com.br/320km/novo_piloto (exceção: pilotos que já estão cadastrados nos campeonatos de 2018 do Interkart NÃO precisam se recadastrar).

2.3 - Após efetuar login no endereço www.interkart.com.br/320km, um dos piloto da equipe deverá fazer a Inscrição da equipe no evento "320km do Interkart 2018". A lista de participantes pode ser alterada até as 23h59 do dia 21/11/2018.

2.4 - O campeonato terá um limite de 25 equipes.

2.5 - O custo por equipe será:

- LOTE 1 -
  • Para confirmar equipe: Parcela 1 de R$ 684,00
  • Até 20/11: o restante

2.6 - Devido às vagas serem limitadas, apenas fazer a inscrição no site não garante a participação no campeonato. Somente com o depósito (à vista ou da primeira parcela) é que a equipe assegura a sua participação, e claro, desde que faça os pagamentos até as datas limites, caso contrário perde a vaga e não terá nenhum valor já pago restituído, conforme item 2.7 deste regulamento.

2.7 - O prazo para solicitação da devolução do dinheiro, em caso de desistência da equipe, é 09 de outubro. Após essa data não será devolvido nenhuma quantia paga, pois a organização do campeonato já terá se comprometido com fornecedores e prestadores de serviço para realização do evento.

2.8 - Caso as inscrições não atinjam o mínimo de 10 equipes o campeonato poderá ser cancelado e o dinheiro devolvido em até 20 dias úteis.

2.9 - A equipe deverá entregar para a organização no dia do evento, antes do início da corrida, 1kg de alimento não-perecível por cada integrante da equipe, ou, na falta do alimento, a multa de R$ 10,00 por cada kg faltante (será convertido em alimentos). Os alimentos serão doados a uma instituição de caridade, e os pilotos receberão detalhes da entrega via email.

3 - Formato de disputa

3.1 - O grid de largada será definido por sorteio no dia da corrida, bem como os karts que cada equipe iniciará.

3.1.1 - A largada será no estilo “Le Mans”: Os pilotos ficam em pé, fora do kart, de um lado da pista, e do outro lado ficam os respectivos karts, com os motores ligados, posicionados em ângulo de 45 graus. Na bandeirada, cada piloto deve correr em direção ao seu kart, sentar e largar.

3.2 - Cada equipe precisa realizar 08 paradas obrigatórias de 5 minutos cada, sendo que a oitava parada obrigatória deverá ser aberta até 5 horas e 40 minutos de prova, do contrário a equipe está desclassificada.

O tempo da parada começa a contar com a última passagem na linha de chegada (onde ficam os sensores), e termina quando a equipe passa novamente pela linha de chegada após voltar pra pista.

Em um caso excepcional, quando a organização declarar impossibilidade de encerrar a prova normalmente, por condições adversas, a quantidade de voltas obrigatórias será reduzida, para se declarar os vencedores:

Prova entreNº de paradas obrigatórias
5h15 e 5h396 paradas
4h30 e 05h145 paradas
3h45 e 04h294 paradas
03h e 03h443 paradas

3.3 - Em cada parada nos boxes:

  • 1 - Antes de entrar, o piloto deverá levantar a mão, pra sinalizar que entrará nos boxes.
  • 2 - Após entrar, deverá parar na área indicada e aguardar sentado no kart
  • 3 - Ao ser chamado, passará pela pesagem (junto com o lastro que carregava no kart)
  • 4 - Em seguida o piloto deve assinar a súmula
  • 5 - Aguarda a definição do próximo kart (sorteio)
  • 6 - Entrega o numeral da equipe para o próximo piloto
  • 7 - A partir deste momento o novo piloto está apto a ir pra pista, quando ele decidir.

Em caso de quebra do kart, o piloto deverá voltar a pé para o box, e o procedimento é o mesmo. O piloto não deverá passar pela área de cronometragem, caso faça isso, sua equipe será punida.
Caso o lastro do piloto seja muito pesado pra carregar sozinho, ele pode solicitar a um funcionário do kartódromo que leve pra ele, ou aguardar o kart ser trazido pro box.
Ao se dirigir aos boxes, o piloto entrará em uma "fila" para ser pesado e assinar a súmula (caso tenham outros karts que parem ao mesmo tempo) e deve respeitar sua vez sem reclamação e sem causar tumulto.

3.4 - Em cada parada a equipe tem que trocar de kart e de piloto, conforme item 3.3, porém é o piloto/equipe que decide se aguarda o tempo necessário para que a parada seja de 5 minutos ou se volta rapidamente pra pista.

Além das oito paradas obrigatórias, cada equipe poderá fazer quantas paradas a mais quiser.

3.5 - O lastro da prova será de 90kg por piloto. Em todas as entradas no box o piloto será pesado. Após o final da corrida, para cada 1kg que faltar em cada uma das pesagens a equipe terá 1 volta de penalidade (sem tolerância de nenhum grama). Acima de 10 voltas a equipe está desclassificada. O piloto é o único responsável por correr no peso.

Exemplo: Piloto pesou 87.9kg = equipe penalizada em 3 voltas.

3.6 - O piloto que não atingir 90kg deverá usar barras de chumbo presas ao chassi do kart, fornecidas gratuitamente pelo kartódromo em barras de 5kg em 5kg, até atingir o peso mínimo. O piloto poderá utilizar lastro próprio, mas este tem que ser aprovado pela organização do campeonato.

3.7 - Caso o piloto precise de uma quantidade maior de lastro do que o máximo que o kartódromo permite (25kg), o campeonato irá fornecer gratuitamente um colete com pesos (quantidade limitada de coletes) até que que ele atinja 90kg. Em nenhum outro caso será fornecido estes coletes.

3.8 - Se houver alguma paralisação durante a corrida, independente do motivo, o tempo não será reposto.* Caso a prova seja paralisada por mais de uma hora, a organização é soberana para decidir pelo encerramento da etapa, independente da quantidade de tempo transcorrido. Não cabe reclamação quanto a este item.

EXCEÇÃO: ambulância na pista/acidente grave. Neste caso os karts serão realinhados no grid conforme última volta válida antes da paralisação.

A organização do campeonato pode decidir algum caso adicional em que o tempo seja paralisado, e neste caso não cabe reclamação quanto a este item.

3.9 - Está proibida qualquer tipo de comunicação eletrônica com o piloto que estiver na pista, isso inclui rádios, celulares, tablets, relógios inteligentes e outros. A comunicação liberada é apenas a visual (placas/gestos). A equipe que desrespeitar esse item será penalizada conforme item 5 deste regulamento. Em caso de reincidência, desclassificação da equipe.

4.0 - Não será permitido nenhuma jogada entre equipes, como empurrar o kart (fazer “trenzinho”), rodar na pista, atrapalhar outra equipe pra ajudar um terceiro, etc.

4.1 - O piloto que andar muito devagar com intuito de esperar outro kart, ou parar na pista pra marcar o tempo de volta, será punido conforme item 5 deste regulamento.

4.2 - A bandeira azul será utilizada apenas após 5h40 (5 horas e 40 minutos) de prova e apenas para o líder da prova.

4.3 - É terminante proibido ao piloto tocar nas partes do motor do kart, apenas o ajuste de acento é permitido.

4.4 - Caso a equipe seja desclassificada pela organização/kartódromo recebendo a bandeira preta, precisa sair da pista em até 3 voltas, sem poder voltar pra corrida. Caso não atenda a bandeira preta, a equipe e todos os seus integrantes ficarão proibidos de correr novamente em qualquer campeonato do Interkart.

4.5 - Em caso de paralisação da corrida por qualquer motivo, o box deverá ser considerado fechado, e nenhuma troca de kart será permitida neste momento, devendo os karts aguardarem o reinício de corrida.

5 - Penalidades

AtitudePenalidade
Totó, zig-zag na pista, ou qualquer atitude desleal2 voltas
Insultar, fazer gesto obsceno, faltar com respeito2 voltas
Pane Seca2 voltas
Andar rápido demais no box e/ou causar acidente no box2 voltas
Ultrapassar no box sem devolver a posição / furar fila2 voltas
Reclamar demais / Causar tumulto no box2 voltas
Parar na pista pra fazer controle de tempo2 voltas
Andar devagar na pista pra esperar/atrapalhar outra equipe2 voltas
Empurrar uma equipe "amiga" (fazer trenzinho)2 voltas pra cada equipe
Não bater o peso mín. de 90kg1 volta a cada 1 kg que faltar, em cada parada
Usar comunicação eletrônica com o piloto da pista5 voltas
Fazer qualquer ajuste no motor do kart5 voltas
Não passar pela pesagem na parada5 voltas
Acelerar o kart com a mão no motor5 voltas
Ser punido em mais de 10 voltas por falta de pesodesclassificação
Participação de um piloto não inscrito na equipedesclassificação
Participação de um mesmo piloto em mais de 3 equipesdesclassificação das equipes
Equipe trocar de kart mas não trocar de pilotodesclassificação da equipe

* A organização é soberana para decidir, após análise própria, estas e outras punições, dependendo do nível de gravidade ou prejuízo para a prova tornando as punições mais ou menos severas.

6 - Programação do dia da etapa

  • 10:00 - Início do credenciamento*
  • 10:30 - Briefing com os chefes das equipes
  • 11:00 - Sorteio dos karts
  • 12:00 - Largada
  • 18:00 - Final de prova
  • 19:00 - Premiação
* No credencimento, o piloto deverá apresentar um documento de identificação.
Apenas os pilotos inscritos pela equipe no sistema do Interkart podem disputar a etapa, sob pena de desclassificação, conforme item 5 deste regulamento.

7 - Premiação

Serão premiadas:

  • Com troféus individuais os integrantes das melhores equipes
  • Com uma medalha todos os demais participantes


A organização se reserva no direito de alterar as premiações conforme ache necessário.

8 - A organização

8.1 - O kartódromo é o responsável pela manutenção dos karts, não cabendo nenhum tipo de reclamação junto à organização do campeonato quanto a estes itens. Em caso de problemas a organização tentará contornar a situação se ela achar necessário e dentro das limitações que houverem.

8.2 - Qualquer item não tratado nesse regulamento será passível de discussão, análise e punição por parte da organização após o término da corrida.

8.3 - A organização do campeonato se reserva no direito de alterar o presente regulamento visando um melhor andamento da competição. Caso algum item seja alterada no dia do evento, ele será explicado no briefing.